quinta-feira, 9 de junho de 2016

Quarta e Quinta-feira... 
Ensaios apara o desfile de S. João e o Projeto do Manjerico

Para além dos preparativos dos nossos fatos para o desfile de S. João, andamos a ensaiar e a coreografar a música. também vamos ter arcos surpresas  no nosso desfile. 

As crianças do catl também vão participar! 

Fizemos também o projeto do manjerico: o que sabemos? o que queremos saber? e o que apreendemos?

Este projeto foi iniciado através da pergunta do Leo: o que são manjericos?

Descobrimos coisas interessantes:  Os manjericos são oferecidos pelos namorados às namoradas com uma bandeira onde está escrita uma quadra de amor no S. João ou no Santo António. 

Ficamos a saber também que um mito diz que:  não devemos cheirar com o nariz diretamente mas sim com a palma da mão e que gosta de beber a sua água por baixo do vaso e não gosta de ser regado por cima. E vimos isso na realidadde:

A Luísa levou um manjerico para nós cheirarmos a nossas mãos e ver o perfume agradável que o mesmo possui e exploramos as suas características: a cor das folhas, se são grandes ou pequenas, se tinha raízes e o caule, entre outras.
 Explorando o cheiro do Mannjerico 

Na quinta  fizemos a experiência de colocar num recipiente transparente água e colocamos o manjerico por cima: o que aconteceu? O manjerico bebeu muito depressa a água. Ficamos fascinados e concluímos que cada planta é especial, que contém raíz, caule e folhas, que não gostam de sol direto porque também pode causar queimaduras nas folhas e a cabar por morrer.   
Fizemos o registo da experiência em 3 partes: o manjerico com uma bandeirinha, o manjerico com o recipiente com água  e o manjerico e o recipiente sem a água.
 Cada um de nós decorou os vasos com a nossa criatividade: o importante também foi termos percebido os elementos caraterísticos que são utilizados nestas festividades, que as plantas são divididas por partes e que precisam de água, luz e muito carinho e cuidados para viver!
Experiência sobre o Manjerico  



 

Sem comentários: